Filtrar por
Produtos
Páginas
Artigos
Tutoriais
Eventos
Posts

FALE COM A CONPROVE



    Proteção, Automação, Controle e Supervisão com a Norma IEC 61850

    Novidades
    blog

    O que são as mensagens GOOSE e Sampled Value?

    GOOSE e Sampled Value são dois dos três principais protocolos de comunicação que a norma IEC 61850 define. São mensagens multicast que trafegam na rede Ethernet na arquitetura “Publisher-Subscriber”.

    As mensagens Sampled Values têm a função de levar os valores digitalizados de corrente e tensão vindos dos TCs e TPs para os IEDs. Portanto, representa uma quebra de paradigma do atual cenário dos sistemas de proteção, pois não mais se trabalha com sinais analógicos no secundário dos transformadores de instrumento e sim com dados digitais. Já as mensagens GOOSE têm a função de enviar informações de status tanto na forma de valores booleanos quanto analógicos entre IEDs ou para o sistema supervisório.

    Quais as suas especificidades?

    Devido à função de levar informação de status, as mensagens GOOSE possuem exigências de tempo crítico e trafegam apenas na segunda camada da rede Ethernet. Além disso, possuem mecanismos de repetição de envio definidos em norma. De maneira análoga, Sampled Values possuem exigências de tempo crítico, além de diferentes taxas de amostragem e mecanismos de reconstrução da forma de onda e verificação de ângulos de fase através dos contadores de amostra.

    A Conprove oferece os cursos PAC 1 e PAC 2, que tem como objetivo introduzir o participante nos Sistemas de Proteção, Automação, Controle e Supervisão no âmbito da Norma IEC 61850. Durante os cursos, o aluno terá acesso a todo embasamento teórico e prático para que possa compreender a estrutura da norma e suas aplicações. Venha conhecer mais sobre esta norma que está revolucionando o sistema de automação das subestações!

    PAC -1 Proteção, Automação, Controle e Supervisão com a Norma IEC 61850 (Teórico) – Conprove

    PAC -2 Proteção, Automação, Controle e Supervisão com a Norma IEC 61850 (Prático) – Conprove

    Deixe um comentário