Qualidade Comprovada

A excelência na fabricação de equipamentos eletrônicos demanda cuidado especial em todas as etapas: começando pelo projeto, a escolha dos componentes, a seleção e homologação dos fornecedores, parceiros na manufatura, ensaios de conformidade, controle de qualidade, engenharia de aplicação e pós venda.

A atenção a todas essas etapas reflete na qualidade final do produto, qualidade esta que tem como principal objetivo a satisfação dos clientes e usuários. Em suma, a qualidade não está vinculada a uma única característica ou ação, mas sim a uma somatória de várias condições.

Um produto de qualidade deve apresentar características de confiabilidade, conformidade com normas técnicas, durabilidade, facilidade de uso, ser completo em recursos, apresentar excelente performance nas suas funções principais e adicionais, além do pós-venda comprometido.

Nós da CONPROVE temos a missão de prover soluções inovadoras para o mercado de energia visando ser referência pela qualidade de nossas soluções. Por esse motivo, diferentes aspectos são considerados para garantir a qualidade de nossos produtos, os quais se destacam:

 

Integração com a cadeia de suprimentos

A CONPROVE utiliza apenas componentes fornecidos diretamente pelos seus fabricantes ou por distribuidores autorizados, com acompanhamento de cada lote de componentes desde a fabricação até a montagem na placa de circuito impresso. Parâmetros de temperatura, umidade e descargas eletroestáticas (ESD) são monitorados durante todo o processo, garantindo que os componentes utilizados estejam sempre em conformidade e mantenham as características definidas pelo fabricante e esperadas pelo projeto.

Os fornecedores são constantemente acompanhados pela equipe de engenharia da CONPROVE e seguem rígidos protocolos qualidade, de acordo com as normas ISO 9001 e IPC 2221, dentre outras.

O transporte, recepção e armazenamento de todo o material é realizado com foco na preservação das características originais, demandando acompanhamento e supervisão minuciosa. Cada detalhe importa!

 

Boas práticas de gestão individual e ambiental no manuseio de componentes e PCBs

Diversos componentes eletroeletrônicos são vulneráveis as ESD. Circuitos integrados de forma geral, osciladores, mosfets, dentre vários outros componentes, além da própria PCB podem sofrer os efeitos nocivos de uma descarga eletroestática.

O manuseio dos diversos dispositivos sensíveis aos efeitos das ESDs deve ser feito apenas em ambiente controlado, e por pessoal treinado e equipado. A não observância desta importante prática pode levar a danos severos aos equipamentos eletrônicos.

A CONPROVE possui uma série de boas práticas e controle ambiental para mitigar o aparecimento de nocivas cargas eletroestáticas, dentre as mais importantes podemos destacar:

– Controle de temperatura e umidade da área de fabricação, manutenção e armazenamento dos equipamentos e componentes;

– Uso de bandejas dissipativas para transporte e acondicionamento das PCBs;

– Uso de embalagens protetivas;

– Ionizadores de ar para eliminar o acúmulo de cargas estáticas;

– Bancadas de trabalho com mantas condutivas – dissipativas aterradas;

– Uso de equipamentos individuais: pulseiras, luvas, vestuário anti-estático;

– Verificação periódica de efetividade de todos os dispositivos.

Após a realização dos testes funcionais todas as placas recebem revestimento protetivo de conformal coating específico para circuitos eletrônicos, que auxilia ainda mais na proteção dos circuitos em relação a ações externas e promove isolamento elétrico.

Todos esses cuidados devem ser tomados durante a recepção, armazenamento, produção e manutenção dos equipamentos, uma vez que os problemas decorrentes de uma descarga ESD podem não ser imediatos, mas levando a uma diminuição da vida útil dos componentes afetados.

Esse tratamento especial que temos com nossos produtos é para assegurar a máxima qualidade, repetibilidade e precisão dos resultados. Além disso, nossos equipamentos são acondicionados em caixas blindadas e aterradas que protegem todos os circuitos internos de qualquer descarga nociva.

 

Ensaios de conformidade e segurança

Todas as malas de teste da CONPROVE passam por severos ensaios de choque e vibração durante várias etapas: produção, controle de qualidade e manutenção. Estes ensaios são baseados nas normas IEC 60068-2 e IEC 61326-1 e tem como objetivo garantir que o equipamento suporte as mais variadas condições de uso e transporte ao qual será submetido.

Para a realização dos testes de conformidade, os equipamentos são submetidos a diversos tipos de ensaio que simulam ciclos de choque e vibração com elevados níveis de severidade. Neste aspecto contamos com toda a estrutura de laboratórios especializados e acreditados pelo INMETRO, que são referência nos mais diversos ensaios de conformidade, seguindo os métodos de ensaio das normas nacionais e internacionais. Segue abaixo uma lista com as principais normas e padrões:

IPC 2221 e IPC 9592-B

IEC 61326 e IEC 61010

– IEC 61000-4-x e CISPR 16-x

– IEC 60068-2-x

É apenas seguindo todas as normas aplicáveis, com resultados comprovados pela realização de ensaios de conformidade em laboratórios acreditados, é que se tem a segurança necessária para garantir que um equipamento funcionará de acordo com o definido pelo catálogo do fabricante em ambientes tão hostis quanto os de uma subestação: grandes variações de temperatura, elevadas situações de interferência eletromagnética, presença de campos elétricos variados sem sofrer qualquer tipo de interferência externa.

Nos laboratórios da CONPROVE, são realizados ensaios com e sem o case de transporte em todos os equipamentos para assegurar que todas as peças e placas estejam fixadas corretamente, sem apresentar qualquer tipo de folga, mau contato ou qualquer outro tipo de mau funcionamento.

Para garantir a correta fixação dos parafusos são utilizadas travas e lacres químicos, além de arruelas de pressão e sistemas de porca e contra-porca para garantir que os equipamentos mantenham sua integridade física, precisão e qualidade mesmo depois rodarem por milhares e milhares de quilômetros.

 

Case de transporte de altíssima durabilidade

As malas de teste são desenvolvidas como equipamentos portáteis, aptos a serem deslocados para todos os locais de ensaio. O equipamento em si é montado em uma caixa de alumínio de alta resistência, especialmente desenvolvida para a CONPROVE. Esta caixa promove a blindagem eletroestática necessária para o funcionamento em severas condições de campos eletromagnéticos, é bastante robusta para proteger toda a eletrônica embarcada e leve o suficiente para ser facilmente transportada. O transporte do equipamento deve sempre ser realizado utilizando o case de transporte fornecido em conjunto com o equipamento.

O case de transporte que acompanha as malas de teste CONPROVE é fabricado em plástico de engenharia de altíssima durabilidade e segue rigorosas normas de qualidade e segurança:

MIL-STD 810F: é o padrão utilizado pelas forças armadas dos Estados Unidos para os cases de transporte de armamentos, eletrônicos e materiais sensíveis.

FED-STD-101C: norma americana que rege as condições não militares de ensaio para dispositivos de acondicionamento e transporte;

ATA 300: norma americana que rege as condições de ensaio para dispositivos de acondicionamento e transporte para meio aéreo.

Além de estarem de acordo com estes severos padrões de qualidade e segurança, os cases CONPROVE possuem rodas, alça retrátil telescópica, alças para carregamento, válvulas de alívio e controle de pressão interna e são resistentes a água e poeira.

Internamente, os cases possuem peças técnicas absorventes, fabricadas em EVA, espuma ou outro material similar, capazes de absorver e filtrar as trepidações, impactos, vibrações e choques decorrentes do processo natural de transporte do equipamento. Possuem áreas especialmente destinadas a acomodar a mala de testes, os cabos, pequenos acessórios e ferramentas.

 

Laboratório próprio contendo padrões de medição de classe internacional com rastreabilidade à RBC (Rede Brasileira de Calibração)

Para a correta calibração dos equipamentos de geração e medição é boa prática recomendada pelos órgãos competentes que os equipamentos utilizados como padrões externos sejam de precisão pelo menos três vezes melhor que o equipamento sob calibração. Tentar calibrar um equipamento de precisão, que é o caso das malas de teste Conprove, com padrões externos incompatíveis podem levar ao efeito contrário, gerando um erro nos valores.

Os laboratórios da CONPROVE possuem recursos avançados, contando com padrões de medição de classe internacional, tais como:

– Multimedidores Padrão Classe 0,01% para tensão, corrente, potência e energia;

– Multímetros de 8,5 dígitos;

– Medidor de tempo / frequência de 50 PPB;

– Shunts diversos, para medição de correntes de até 1000Arms.

Todos os nossos padrões de medição passam por um processo de anual de calibração em renomados laboratórios acreditados garantindo rastreabilidade a RBC (Rede Brasileira de Calibração) de todas as calibrações realizadas.

 

Rigoroso controle de qualidade assistido por software

O controle de qualidade é a etapa final do processo de produção de um equipamento e é utilizado para medir a qualidade do produto, avaliando se está de acordo com suas especificações técnicas. Ele torna o processo de produção mais unificado, uma vez que confere a ele um padrão e requisitos a serem seguidos.

A fim de garantir padronização e confiabilidade, a CONPROVE utiliza softwares internos, desenvolvidos exclusivamente para realização do controle de qualidade e emissão de certificados.

A automatização do processo de certificação da qualidade do produto evita que alguns erros comuns aconteçam, tais como falha humana no preenchimento de dados e uso incorreto de procedimentos de produção.

Além de proporcionar padronização, a automatização confere mais rapidez e eficiência do processo de qualidade.

 

Emissão de certificado de calibração com rastreabilidade à RBC

Para garantir a correta calibração de um instrumento de geração / medição é necessário que sejam executadas várias medições, em condições de amplitude e frequência diversas. Além da medição em vários pontos diferentes é necessário repetir a medição várias vezes para levantar os parâmetros de erro médio, desvio padrão e calcular a incerteza padrão expandida e erro total acumulado.

Note que o processo de calibração é bem mais complexo do que apenas verificar se o equipamento está com sua precisão dentro ou fora dos parâmetros definidos pelo fabricante, mas também devem ser considerados os erros e incertezas dos instrumentos utilizados no processo de verificação / calibração.

Outro fator muito importante é a rastreabilidade do certificado de calibração emitido para o equipamento. Para isso é necessário que o equipamento seja calibrado por um laboratório acreditado ao INMETRO ou que os padrões utilizados na calibração tenham sido calibrados em um laboratório RBC e possuam selo do INMETRO.

Na CONPROVE as malas de testes são submetidas a um extenso processo de calibração, com mais de 1000 pontos sendo avaliados. A medição de cada ponto é repetida 10 vezes totalizando mais de 10 mil medições individuais realizadas, tudo isso para que possamos emitir um certificado de calibração com precisão, confiabilidade e a rastreabilidade que as malas de teste demandam.

 

Todo esse cuidado é necessário para garantir que nossos clientes possam manter o foco em seus negócios com a certeza que os equipamentos CONPROVE estejam sempre aptos a realizar o trabalho com a precisão e qualidade esperadas.