Pesquisa
Generic filters
Filtrar por
Produtos
Páginas
Artigos
Tutoriais
Eventos
Posts

FALE COM A CONPROVE


    O que é a IEC 61850?

    Novidades

    Tendo sua primeira versão lançada em 2003, a norma IEC 61850 padroniza a troca de informações entre os diversos IEDs (Intelligent Electronic Devices) de uma ou mais subestações, permitindo a implementação do SAS (Substation Automation System). A arquitetura da norma é baseada no modelo de dados de orientação a objetos, abstraindo atributos e funções dos IEDs, denominados como “Physical Devices”. Cada Physical Device possui um conjunto de “Logical Devices” que são as diversas funcionalidades que o IED apresenta (System, Control, Protection e etc). Cada Logical Device possui um conjunto de “Logical Nodes” que são os elementos funcionais do Logical Device em questão, por exemplo, no Logical Device Protection, existem os Logical Nodes que definem as funções de proteção: “PDIS” (proteção de distância), “PTOC” (proteção de sobrecorrente), “PDIF” (proteção diferencial) e etc. Por fim, cada Logical Node possui um conjunto de Functional Constraints com seus Data Objects e Data Attributes como valores de tensão e corrente, informações do status do disjuntor, estampa de tempo de algum evento e etc.

    A norma também trata a subestação em níveis hierárquicos, sendo três: processo, bay e estação. No nível de processo é onde se encontram todos os dispositivos de entrada e saída de dados como sensores, atuadores, TCs e TPs, disjuntores e etc. Já no bay é onde se encontram os IEDs para desempenhar funções de proteção, medição e controle. E, por fim, na estação é onde se concentra o sistema supervisório para monitoramento geral da subestação. Interligando o bay ao processo existe o barramento de processo e interligando o bay à estação existe o barramento da estação.

    Quer saber sobre o assunto? A Conprove está com um treinamento com vagas abertas para qualificar os participantes sobre automação de subestações. Saiba mais: https://conprove.com/produto/automacao-de-subestacoes/

    Deixe um comentário