Nesta sexta-feira, 04 de julho de 2025, durante o CIGRE SC B5 2025 Osaka Colloquium, foi realizada a importante sessão de “Special Reports”, reunindo especialistas de diversos países para discutir avanços e desafios nos Sistemas de Proteção, Automação e Controle (PACs). A Conprove marcou presença ativa, contribuindo em alto nível com insights técnicos e experiências práticas no cenário internacional.
O foco da sessão foi o Tema Preferencial 1 (PS1): “IEC 61850 based Interoperability of IEDs of different manufacturers and technologies integrated in one PACS”. O tema abordou questões cruciais relacionadas à interoperabilidade entre IEDs de diferentes fabricantes e tecnologias, dentro de uma arquitetura unificada baseada na norma IEC 61850 — ponto central para o avanço das subestações digitais.
A Conprove compartilhou sua expertise com a apresentação de três contribuições técnicas, reforçando seu protagonismo no desenvolvimento de soluções interoperáveis, confiáveis e alinhadas aos padrões internacionais:
“The Evolution of Process Bus IEDs and Testing Tools from Basic Digital Interfaces to Full IEC 61850 Integration”
“The Network Monitoring as a Solution for a Reliable IEC 61850 Process Bus”
“The Market Deployment Challenges of IEC 61850 Solutions”
As apresentações geraram discussões enriquecedoras e demonstraram como a Conprove, como empresa brasileira com mais de 40 anos de tradição, tem desempenhado um papel relevante na construção de um setor elétrico mais seguro, digitalizado e interoperável.
Participar de eventos como o CIGRE reforça o compromisso da Conprove com a inovação, a padronização técnica e o compartilhamento de conhecimento, atuando globalmente na construção de um futuro mais confiável para o setor elétrico.
🔗 Saiba mais sobre a Conprove e nossas soluções para subestações digitais:
https://conprove.com/