A Conprove marcou presença no CIGRE Cairns International Symposium 2023, com a publicação do artigo:
“Experiences and Learning on Monitoring Digital Substation Communication Networks”
O trabalho apresenta aprendizados e vivências reais sobre o monitoramento de redes de comunicação em subestações digitais, com foco em desempenho, confiabilidade e conformidade com a norma IEC 61850.
O sistema de monitoramento e diagnóstico de redes CONPROVE (CE-RNET4) visa atender aos requisitos mínimos (e muito mais) descritos na revisão do submódulo 2.11 – item 7 – do ONS, o sistema possui diversas funcionalidades tornando-o extremamente poderoso, mas ao mesmo tempo fácil de ser operado e autoexplicativo.
Alguns modos de funcionamento podem ser descritos:
– Modo de Validação do SCL: compara o SCL importado com o tráfego da rede;
– Modo de “Não Previstos”: busca do tráfego não previsto de acordo com o arquivo SCL;
– Modo de Estatística: análise estatística dos tráfegos GOOSE e Sampled Values;
– Modo de Supervisão / Monitoramento: Verifica erros de rede por meio de diversos eventos de supervisão, utilizando um método híbrido (sniffer e MMS). São monitorados GOOSE, Sampled Values, PTP, PRP, Logical Nodes de monitoramento dos IEDs (via MMS), além da supervisão do próprio dispositivo. Os logs dos eventos de falha de rede são salvos no formato PCAP. Por fim, alarmes desses eventos de falha são disponibilizados ao sistema SCADA por meio de MMS.
Conheça mais sobre as soluções da CONPROVE de monitoramento e diagnóstico de rack de redes para subestações digitais baseadas na norma IEC 61850 – CE-RNET4:
📄 Leia o artigo completo | Read the full article:





























