Pesquisa
Generic filters
Filtrar por
Produtos
Páginas
Artigos
Tutoriais
Eventos
Posts

FALE COM A CONPROVE


    Aprimore seus conhecimentos em Transformadores e Reatores de Potência

    Novidades

    Por que devemos cuidar dos materiais isolantes de transformadores?

    O envelhecimento de transformadores é diretamente associado à deterioração do sistema isolante, que é composto por materiais sólidos (papel e papelão) e líquidos (óleo isolante). A degradação do isolamento sólido é fator determinante da vida útil do equipamento, uma vez que, diferentemente do óleo, que pode ser tratado, regenerado ou substituído, a sua troca implica na desmontagem do transformador e intervenção nos enrolamentos que compõem a parte ativa.

    Os materiais isolantes sólidos são produzidos a partir de celulose, cujos parâmetros de avaliação se baseiam no grau de polimerização (GP). Na medida em que um transformador permanece em operação há o seu aquecimento natural, fator que conjugado com umidade e oxigênio que permanecem impregnados no óleo isolante provocam a degradação da isolação e consequente diminuição do GP.

    A diminuição do grau de polimerização está diretamente associada à quebra das cadeias celulósicas que compõem estes materiais, devido à ação de fenômenos inerentes ao funcionamento normal de transformadores que são de natureza térmica (aquecimento), oxidativa (oxigênio) e hidrolítica (umidade).

    Se você tem interesse e quer saber mais sobre o assunto, a Conprove oferece curso focado em operação, manutenção, comissionamento e proteção de transformadores.

    Inscreva-se agora mesmo: https://mla.bs/c191cecd

    Deixe um comentário