Pesquisa
Generic filters
Filtrar por
Produtos
Páginas
Artigos
Tutoriais
Eventos
Posts

FALE COM A CONPROVE


    Descargas Parciais: Conceitos, Medição, Monitoramento e Análise

    Novidades

    O que são descargas parciais?

    A norma IEC-60270-2000 intitulada “High-voltage test techniques – Partial discharge measurements” define descarga parcial como “uma descarga elétrica localizada que atravessa parcialmente o isolamento entre condutores e que pode ou não ocorrer próxima ao condutor”. Tais descargas são acompanhadas pela emissão de som, luz, calor e reações químicas. As descargas parciais possuem característica impulsiva de duração inferior à 1µs e podem surgir em decorrência da diferença de potencial elétrico presente em bolhas de gases, trincas, entre outros, o que resulta em um canal ionizado incompleto com o surgimento de elétrons livres. As descargas parciais podem ser classificadas em três tipos: superficial, externa e interna.

    As descargas parciais superficiais podem ocorrer em gases, líquidos ou na superfície de materiais dielétricos e geralmente partem do eletrodo para a superfície do material e ocorre quando a componente do campo elétrico tangente à superfície excede o valor crítico de isolação do material. As descargas parciais externas, frequentemente referenciadas como “descargas corona”, ocorrem quando a intensidade do campo elétrico supera a rigidez dielétrica do gás envolvido e são comuns em eletrodos do tipo ponta ou que possuam pequenas curvaturas em suas extremidades. As descargas parciais internas ocorrem devido às imperfeições nos materiais que compõem a isolação de um dispositivo.

    Quer saber mais? Aproveite que ainda estamos com matrículas abertas para o curso de Descargas Parciais que ocorrerá nos dias 30/11 e 01/12. Se inscreva agora mesmo: https://bit.ly/3fAtHnG

    Deixe um comentário