Filtrar por
Produtos
Páginas
Artigos
Tutoriais
Eventos
Posts

FALE COM A CONPROVE



    Cuidados no manuseio e montagem de equipamentos eletrônicos – o fantasma da ESD

    Novidades
    2022102501

    Diversos componentes eletroeletrônicos são vulneráveis as descargas eletroestáticas (ESD) – circuitos integrados de forma geral, osciladores, mosfets, dentre vários outros componentes.

    O manuseio dos diversos dispositivos sensíveis aos efeitos das ESDs deve ser feito apenas em ambiente controlado e por pessoal treinado e equipado. A não observância desta importante prática pode levar a danos severos aos equipamentos eletrônicos.

    A CONPROVE possui uma série de boas práticas e controle ambiental para mitigar o aparecimento destas nocivas cargas eletroestáticas, dentre as mais importantes podemos destacar:

    – Controle de temperatura e umidade da área de fabricação, manutenção e armazenamento dos equipamentos e componentes;

    – Uso de bandejas dissipativas para transporte e acondicionamento das PCBs;

    – Uso de embalagens protetivas;

    – Ionizadores de ar para eliminar o acúmulo de cargas estáticas;

    – Bancadas de trabalho com mantas condutivas – dissipativas aterradas;

    – Uso de equipamentos individuais: pulseiras, luvas, vestuário anti-estático;

    – Verificação periódica de efetividade de todos os dispositivos.

    Após a realização dos testes funcionais todas as placas recebem revestimento protetivo de conformal coating específico para circuitos eletrônicos, que auxilia ainda mais na proteção dos circuitos em relação a ações externas e promove isolamento elétrico.

    Todos esses cuidados devem ser tomados durante a recepção, armazenamento, produção e manutenção dos equipamentos, uma vez que os problemas decorrentes de uma descarga ESD podem não ser imediatos, mas levando a uma diminuição da vida útil dos componentes afetados.

    Esse tratamento especial que temos com nossos produtos é para assegurar a máxima qualidade, repetibilidade e precisão dos resultados.

    Deixe um comentário