Diversos componentes eletroeletrônicos são vulneráveis as descargas eletroestáticas (ESD) – circuitos integrados de forma geral, osciladores, mosfets, dentre vários outros componentes.
O manuseio dos diversos dispositivos sensíveis aos efeitos das ESDs deve ser feito apenas em ambiente controlado e por pessoal treinado e equipado. A não observância desta importante prática pode levar a danos severos aos equipamentos eletrônicos.
A CONPROVE possui uma série de boas práticas e controle ambiental para mitigar o aparecimento destas nocivas cargas eletroestáticas, dentre as mais importantes podemos destacar:
– Controle de temperatura e umidade da área de fabricação, manutenção e armazenamento dos equipamentos e componentes;
– Uso de bandejas dissipativas para transporte e acondicionamento das PCBs;
– Uso de embalagens protetivas;
– Ionizadores de ar para eliminar o acúmulo de cargas estáticas;
– Bancadas de trabalho com mantas condutivas – dissipativas aterradas;
– Uso de equipamentos individuais: pulseiras, luvas, vestuário anti-estático;
– Verificação periódica de efetividade de todos os dispositivos.
Após a realização dos testes funcionais todas as placas recebem revestimento protetivo de conformal coating específico para circuitos eletrônicos, que auxilia ainda mais na proteção dos circuitos em relação a ações externas e promove isolamento elétrico.
Todos esses cuidados devem ser tomados durante a recepção, armazenamento, produção e manutenção dos equipamentos, uma vez que os problemas decorrentes de uma descarga ESD podem não ser imediatos, mas levando a uma diminuição da vida útil dos componentes afetados.
Esse tratamento especial que temos com nossos produtos é para assegurar a máxima qualidade, repetibilidade e precisão dos resultados.