Por que é feito o teste da Curva de Magnetização de um TC?
O conhecimento adequado da curva de excitação garante que o TC não sature e interfira no sistema de proteção podendo gerar situação de atuação indevida ou não operar em uma situação de falta.
Como funciona o teste?
O teste consiste em injetar tensão no secundário e medir sua corrente até certo momento onde um pequeno aumento de tensão gera um grande aumento na corrente.
A maneira tradicional de realizar este teste é com o auxílio de um variador de tensão, um amperímetro, um voltímetro e uma resistência de estabilização. O problema nessa metodologia de teste é que todos os processos são feitos de maneira manual, desde a variação de tensão, a captura dos pontos de tensão e corrente, a elaboração do relatório até o cálculo do joelho da curva de saturação de acordo com a norma definida.
Precisa fazer esse e outros testes de primário? A CONPROVE possui o CE-7012, ferramenta versátil que engloba diversas funcionalidades em um único equipamento para testes do sistema elétrico, testes de Nível primário e secundário, confira os detalhes: https://mla.bs/31de156a