Para que os sistemas elétricos de potência tenham sua operação segura garantida é necessário que possuam um rígido sistema de proteção, controle e supervisão (SPCS). Em um SPCS, o seu elemento principal e responsável pela tomada de decisões é o dispositivo chamado relé de proteção. Devido essa grande importância, os relés de proteção devem ser testados periodicamente e então se depara com a seguinte pergunta: como testar um relé de proteção?
Os ensaios em relés devem ser feitos com a utilização de uma mala de testes – equipamento responsável por injetar correntes e/ou tensões elétricas que devem simular contingências em que os relés estariam submetidos, a fim de avaliar a correta atuação e sensibilização das funções de proteção parametrizadas. Esse equipamento de teste também é comumente chamado de caixa de calibração, caixa de injeção de corrente ou mala hexafásica/trifásica.
A CONPROVE é pioneira na fabricação de mala de testes microprocessadas na América Latina, sendo fabricante com tecnologia 100% brasileira de caixas trifásicas e hexafásicas, além de ter desenvolvido diversos softwares disponibilizados na platafoma Conprove Test Center (CTC) para automatizar, otimizar e agilizar os ensaios.
Confira já as soluções da CONPROVE: https://conprove.com/todos-produtos/